Teve início na manhã desta quarta-feira (7) o conclave que elegerá o novo papa. A cerimônia começou com a missa Pro Eligendo Romano Pontifice, celebrada pelo decano Giovanni Battista Re, na Basílica de São Pedro, às 5h no horário de Brasília. O ritual marca a preparação espiritual dos 133 cardeais reunidos no Vaticano para escolher o sucessor de Francisco.
Sete brasileiros estão entre os eleitores, que precisam alcançar 89 votos — dois terços do total — para definir o novo pontífice. O colégio cardinalício seguirá isolado na Capela Sistina até que haja consenso, sem contato com o mundo exterior.
A votação tem início ainda nesta quarta, às 11h30 (horário de Brasília), quando os cardeais fazem um juramento de sigilo e iniciam as deliberações. Estão previstas quatro votações por dia: duas pela manhã e duas à tarde. Caso não se chegue a um nome em até três dias, os trabalhos são suspensos por 24 horas.
De acordo com o Vaticano, a tradicional fumaça branca pode surgir já às 5h30 da quinta-feira (8), caso a eleição ocorra nas primeiras votações do dia. Se o resultado sair à tarde, o sinal visual pode aparecer por volta de 12h30. Caso não haja escolha, a fumaça preta deve ser vista às 14h.
Durante a homilia, o decano destacou a necessidade de unidade entre povos e culturas. “Estamos aqui para invocar a ajuda do Espírito Santo, para que seja eleito o papa de que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil e complexo da história”, afirmou.