noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Segurança

Município de Tubarão inicia fiscalização contra ruído excessivo de motos

A medida foi solicitada pelo prefeito de Tubarão para atender um apelo dos moradores

Publicada em 09/04/25 às 12:13h - 16 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Município de Tubarão inicia fiscalização contra ruído excessivo de motos  Compartilhar a noticia Município de Tubarão inicia fiscalização contra ruído excessivo de motos  Compartilhar a noticia Município de Tubarão inicia fiscalização contra ruído excessivo de motos

Link da Notícia:

Município de Tubarão inicia fiscalização contra ruído excessivo de motos
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )
A perturbação sonora causada por motocicletas com descargas ruidosas e escapamentos adulterados está com dias contados em Tubarão.

A prefeitura, por meio da Polícia Municipal, iniciou operação para fiscalizar motocicletas e possíveis irregularidades no sistema de escapamento.

A medida foi solicitada pelo prefeito Estêner Soratto para atender um apelo da população, já que o uso de escapamentos adulterados não é apenas uma infração de trânsito, mas também uma grande perturbação sonora. Segundo a prefeitura, o barulho excessivo afeta diretamente autistas, idosos, bebês e muitas outras pessoas que têm sensibilidade auditiva.

Por meio de operações especiais que ocorrerão em diversas localidades do município, os agentes da Polícia Municipal de Tubarão vão fiscalizar as irregularidades.

“O objetivo é garantir mais respeito e qualidade de vida para todos, por isso, se constatada a irregularidade o motorista poderá ser autuado e ter sua motocicleta removida”, alerta o comandante da Polícia Municipal, Daniel Martins.

O foco da fiscalização será a irregularidade do escapamento, porém se também for constatada alguma outra irregularidade na motocicleta ou documentação, o condutor poderá ser autuado e ter a moto apreendida.

A lei estabelece que conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante é infração de trânsito grave, punível com multa no valor de R$ 195,23, além de render cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e retenção do veículo.

Da mesma forma, a Resolução 228 do Contran determina que todos os veículos fabricados a partir de 2009 devem ter escapamento com redutor de temperatura. O redutor de temperatura, também conhecido como protetor térmico, deve estar em pontos críticos de calor do escapamento.

A ausência do redutor de temperatura configura infração de equipamento obrigatório. O motorista pode ser autuado com multa de natureza grave, 5 pontos na CNH e poderá ter a moto recolhida.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 377187
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2025 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!