O estado de Santa Catarina pode passar a ganhar um novo recurso de atendimento 24 horas com as polícias por meio do WhatsApp. A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa (Alesc) e visa criar um canal oficial das polícias Militar e Civil no aplicativo de mensagens, com foco em agilidade e acessibilidade no atendimento à população.
O projeto de lei, de autoria do deputado Matheus Cadorin (Novo), já está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, se aprovado, seguirá para outras comissões antes de ir ao plenário. A ideia é que o canal funcione como um complemento ao 190, sendo especialmente útil em situações em que a vítima não pode falar, como em casos de violência doméstica.
“Milhões de catarinenses usam o WhatsApp como principal meio de comunicação. Por que não utilizar essa ferramenta para salvar vidas?”, defende Cadorin. Além da praticidade, o projeto também leva em consideração a inclusão de pessoas com deficiência auditiva ou de fala, promovendo um atendimento mais humanizado.
Outro diferencial é a possibilidade de enviar a localização em tempo real, o que pode agilizar a atuação das equipes de segurança. Caso aprovado, o projeto pode colocar Santa Catarina na vanguarda da digitalização dos serviços públicos, unindo tecnologia, eficiência e cuidado com a vida do cidadão.