noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Geral

Santa Catarina poderá ganhar quatro novas cadeiras na Câmara após aprovação de projeto

A mudança ainda precisa ser aprovada pelo Senado

Publicada em 07/05/25 às 09:28h - 19 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Santa Catarina poderá ganhar quatro novas cadeiras na Câmara após aprovação de projeto  Compartilhar a noticia Santa Catarina poderá ganhar quatro novas cadeiras na Câmara após aprovação de projeto  Compartilhar a noticia Santa Catarina poderá ganhar quatro novas cadeiras na Câmara após aprovação de projeto

Link da Notícia:

Santa Catarina poderá ganhar quatro novas cadeiras na Câmara após aprovação de projeto
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6) o projeto que amplia de 513 para 531 o número de cadeiras na Casa, atendendo a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para redistribuição das vagas conforme o crescimento populacional dos estados. Santa Catarina está entre os maiores beneficiados com a proposta, ganhando quatro novas vagas na bancada federal — uma das maiores ampliações entre os estados, ao lado do Pará.



A mudança, que ainda precisa ser aprovada pelo Senado, representa um impacto orçamentário anual de R$ 64,6 milhões. Segundo a direção da Câmara, esse valor já está previsto no orçamento vigente e não exigirá suplementações. A nova configuração valerá a partir das eleições de 2026.



Além de Santa Catarina e Pará, também devem ganhar mais representantes os estados do Amazonas (2), Mato Grosso (2), Rio Grande do Norte (2), Ceará (1), Goiás (1), Minas Gerais (1) e Paraná (1). Nenhum estado perderá cadeiras com a nova regra.


A votação foi marcada por divergências, especialmente quanto ao aumento de gastos. O placar foi de 270 votos a favor e 207 contrários. Ainda assim, a proposta avança como uma medida para corrigir desequilíbrios históricos de representatividade entre os estados, já que a atual distribuição de cadeiras não acompanha as mudanças populacionais das últimas décadas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 377776
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2025 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!