Depois de quatro anos de dedicação, o autor Pedro Gonçalves lançará seu primeiro livro, Lex Derner: O arqueólogo do futuro. A publicação marca a realização de um sonho que uniu paixão pela escrita, pesquisa em arqueologia e a imaginação típica da ficção científica clássica. Durante o evento, os leitores poderão adquirir exemplares autografados, conversar com o autor e conhecer mais sobre o universo intergaláctico de Lex Derner. O evento acontece no dia 16 de abril de 2025, quarta-feira, às 20h, na Associação Casa dos Rotarianos de Tubarão (ACART), localizada atrás da Igreja Santa Terezinha, em Tubarão/SC.
Sobre o livro
Lex Derner: O arqueólogo do futuro acompanha as aventuras de Alexander Homero Derner, um arqueólogo destemido que viaja pela galáxia estudando e protegendo os sítios arqueológicos. Em meio a ruínas de civilizações alienígenas, dilemas éticos e situações inesperadas que despertam as aventuras, ele é acompanhado por sua engenhosa esposa, Nera, e aliados improváveis. A narrativa, inspirada nas clássicas ficções pulp das décadas de 1930 e 1940, mistura exploração, mistério e ação, criando um universo vibrante e provocativo.
Sobre o autor
Pedro Gonçalves é escritor, professor e produtor multimídia. Atua desde 2014 com comunicação e divulgação científica, tendo integrado o Grupo de Arqueologia e Educação Patrimonial durante sua graduação. Também é autor do newsletter quinzenal Depois do Cafezin e criador do extinto podcast Pêssego Podcasts, que representou Tubarão em eventos nacionais. Natural de Cachoeira do Sul/RS e radicado em Tubarão/SC desde os primeiros meses de vida, Pedro compartilha seu cotidiano com sua esposa Cintia e sua cachorra caramelo, Juma.
Um projeto feito com paixão
"Escrever e publicar esse livro foi um mergulho profundo em tudo o que acredito como autor: a força da narrativa, o fascínio pelo desconhecido e o prazer da ficção bem contada", afirma Pedro. Ele também destaca que, mesmo com a venda do livro, a remuneração do autor é pequena — cerca de 16% do valor final —, reforçando que o projeto nasceu do amor pela história, pela ficção científica e mantendo um preço acessível para que o livro alcance mais pessoas. Além disso, alguns livros, após o lançamento, serão doados para escolas de Tubarão.