
Tubarão será sede, nesta quarta-feira (5), de um importante encontro sobre o uso medicinal da cannabis e os avanços na regulamentação da prática no Brasil. O Seminário Regional “Cannabis em Defesa da Vida: Uso Medicinal” acontece a partir das 19h, no Auditório da Saúde da UniSul (Bloco C), com entrada gratuita e aberta ao público. O evento é promovido pelo deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT) e pelo vereador Matheus Madeira (PT), com a presença do vereador Maurício da Silva (PP), autor do Projeto de Lei Ordinária nº 193/2025, que propõe a criação da Política Municipal de Fornecimento Gratuito de Medicamentos à base de Cannabis. A programação contará com palestras e momentos de diálogo com o público. Entre os convidados estão o Dr. Linério Novais Jr, clínico-geral especialista em cannabis medicinal, pesquisador do LabNec/UniSul e consultor médico da ConsultCann; e Rafael Mariano de Bitencourt, doutor em Farmacologia e professor da UniSul, que atua em pesquisas sobre o uso terapêutico da planta. Representantes das associações Cura Canábica, Santa Cannabis, Apoiar Brasil e Associação Cannabis Sem Fronteiras também estarão presentes, compartilhando experiências e desafios no acesso aos tratamentos. Padre Pedro destaca que o tema é antes de tudo uma pauta de saúde pública. “Milhares de pessoas dependem do uso medicinal da cannabis para tratar doenças graves e crônicas. Precisamos combater o preconceito e avançar na regulamentação para que esses pacientes tenham dignidade”, afirma. O vereador Matheus Madeira reforça que o objetivo do seminário é aproximar o conhecimento científico da sociedade. “Queremos mostrar que o uso medicinal da cannabis é uma realidade reconhecida por órgãos de saúde em diversos países. É fundamental que Santa Catarina avance nesse debate com responsabilidade e sensibilidade”, conclui.