
No último sábado (30), Laguna celebrou os 204 anos desde o nascimento de Anita Garibaldi, uma heroína de Santa Catarina com reconhecimento tanto nacional quanto internacional. A homenagem foi promovida pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi e recebeu a colaboração do grupo Guardiãs de Anita, que organizou o evento, repleto de apresentações culturais e momentos de festividade em torno do monumento dedicado a essa figura histórica. Entre os coletivos convidados, estiveram presentes membros do grupo Somos Todas Anitas, oriundos de Garopaba; o grupo de dança Fortes Guerreiras; o grupo de canto do Sesc; além de representantes do comércio local. A programação incluiu diversas manifestações artísticas, recitações poéticas, danças e músicas que celebraram a bravura e o legado deixado por Anita. O evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito de Laguna, o secretário de Turismo e o secretário de Cultura, que enfatizaram a importância de manter viva a memória da heroína. As festividades foram encerradas com um café da manhã comunitário, o corte de um bolo e o tradicional canto de parabéns. A diretora das Guardiãs, Nora Cavalcanti destaca que hoje foi dia de comemorar a vida de uma revolucionária brasileira, reconhecida em dois mundos, mas nascida em nossa cidade de Laguna. ‘Uma mulher que, com coragem silenciosa, enfrentou batalhas diárias, no trabalho, em casa, na luta por direitos, por respeito, por espaço, igualmente a nós mulheres de hoje”, destaca. O historiador catarinense Adílcio Cadorin, concorda que Anita representa a força das mulheres e a história da nossa cidade. Se não celebrarmos estas datas que remetem a Anita seria um crime contra a nossa própria história. Portanto, recordar e celebrar o nascimento de Anita é um dever dos brasileiros, dos catarinenses e, em especial, de nós, lagunenses,” enfatizou. Os organizadores afirmaram que a celebração teve o intuito de relembrar a trajetória de Anita Garibaldi e destacar sua importância histórica para Laguna, Santa Catarina e o Brasil.