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Governo de SC propõe contorno rodoviário no Morro dos Cavalos com custo até 85% menor

Em conversa com o Jornal da Guarujá, Ricardo Grando detalha alternativa ao projeto de túneis e destaca compromisso do Estado com solução definitiva na BR-101

Publicada em 05/05/25 às 19:05h - 10 visualizações

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Governo de SC propõe contorno rodoviário no Morro dos Cavalos com custo até 85% menor
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

O secretário adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, detalhou, na segunda-feira (05) o projeto apresentado pelo governador Jorginho Mello ao ministro dos Transportes, Renan Filho, para resolver um dos maiores gargalos logísticos da BR-101: o trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça. A proposta do contorno rodoviário foi elaborada pelo Governo de Santa Catarina em parceria com a Assembleia Legislativa (Alesc) e busca oferecer uma alternativa técnica, eficiente e mais econômica ao projeto anterior, que previa a construção de túneis. Segundo Grando, o novo traçado tem orçamento preliminar de cerca de R$ 300 milhões, representando uma redução significativa frente ao antigo plano, cujo custo atualizado ultrapassaria R$ 2 bilhões. “A solução é definitiva, não paliativa. É rápida, viável e com menor impacto ambiental e orçamentário”, afirmou o secretário. O contorno teria 5,2 quilômetros de extensão e contornaria a área crítica do morro pela lateral direita (sentido sul-norte), conectando-se à ponte do Maciambú. Seriam construídas pistas adicionais em ambos os sentidos, com acostamentos, permitindo fluidez mesmo em caso de acidentes. O secretário adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade revelou ainda que o governador propôs ao governo federal a devolução de recursos estaduais aplicados em rodovias federais. Com isso, Santa Catarina poderia custear até 50% da obra. “Também nos comprometemos a entregar o anteprojeto em até 120 dias. A vontade do Estado é clara: resolver esse problema histórico”, destacou.

Diálogo com indígenas será fundamental

Um dos pontos mais sensíveis do projeto envolve o diálogo com a comunidade indígena da região. Grando afirmou que a área afetada dentro da zona indígena seria de apenas 1,5 km dos 5,2 previstos. “O impacto será mínimo, mas o diálogo é essencial. Uma reunião com lideranças estava agendada, mas foi adiada e será remarcada nos próximos dias”, explicou. A entrevista também abordou os impactos recorrentes dos bloqueios no Morro dos Cavalos. O trecho é conhecido por acidentes e deslizamentos que paralisam o tráfego e afetam o transporte de cargas em toda a região Sul. “Estamos otimistas. A proposta foi bem recebida pelo Ministério dos Transportes, pelo DNIT e pelas lideranças políticas presentes na audiência em Brasília. Agora é trabalhar para que o projeto avance rapidamente”, concluiu.




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