
Os crimes de abuso sexual contra crianças têm se tornado cada vez mais alarmantes no Brasil. Apenas em 2024, os registros subiram em 22,6%. Neste cenário preocupante, o caso de um ex-político que abusou da própria filha, chocou a população. O crime imputado é o de estupro de vulnerável, previsto no artigo 217-A do Código Penal, que abrange qualquer ato sexual com menores de 14 anos. A pena pode ir de 8 a 15 anos de reclusão. Como a vítima tem uma idade muito reduzida, é possível que a pena seja agravada. A legislação também considera fatores como a relação de autoridade entre agressor e vítima. A prisão ocorreu após coletas e análises de depoimentos, relatórios de um pediatra e de um psicólogo. A própria criança também fez um depoimento, passada por uma oitiva especial, segundo reportagens do portal Nd+.
Moraes manda prender
O ex-assessor de Moraes, Eduardo Tagliaferro, foi detido na Itália e liberado após prestar esclarecimentos na Delegacia Central dos Carabinieri, em Roma. A Justiça determinou que ele só poderá deixar o município de Torano Castello com autorização judicial e deve se apresentar periodicamente ao comando local da polícia para informar endereço e horários de saída/retorno.
Aposentadoria na mira
A Polícia Federal investigou uma tentativa de fraude contra o presidente Lula, em que golpistas tentaram transferir sua aposentadoria de R$ 12,5 mil para a conta de um morador do Pará. O INSS bloqueou a operação, evitando prejuízo. O caso chegou a ser analisado pela CPMI do INSS, mas acabou arquivado por falta de provas sobre a autoria.
CNH sem autoescola?
Lula autorizou o Ministério dos Transportes a avançar com o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescola para tirar a CNH nas categorias A e B. A proposta, defendida pelo ministro Renan Filho, visa reduzir custos em até 80% e facilitar a regularização de milhões de motoristas, mas enfrenta resistência das autoescolas e ainda passará por consulta pública.
Seleção na Ásia
Carlo Ancelotti divulgou a lista da Seleção Brasileira para os amistosos contra Coreia do Sul (10/10) e Japão (14/10). Entre os 26 convocados, destaque para o retorno de Vini Jr. e Rodrygo, do Real Madrid. A lista ainda conta com nomes como Ederson, Casemiro, Bruno Guimarães, Paquetá, Martinelli e Richarlison. Raphinha, Marquinhos e Alisson ficaram fora por lesão.
Monitoramento reforçado
Alexandre de Moraes determinou que a Secretaria Penitenciária do RJ envie relatórios diários ao STF sobre a tornozeleira eletrônica do ex-deputado Daniel Silveira. Após mais de um ano preso, ele obteve progressão de regime e está em casa, mas segue obrigado a cumprir medidas como recolhimento noturno e proibição de redes sociais. O ministro alertou que qualquer descumprimento pode levá-lo de volta ao regime fechado.